terça-feira, 28 de abril de 2009

Falsos Pleonasmos




Estou na aula e chega um aluno, levanta-se e começa a comentar sobre “pleonasmos”. Tentei dialogar, mas não deu. Preferi pensar melhor. Mas anotei a lista que ele deu de pleonasmo. Havia desconfiado. Cheguei a casa, fui conferir. Não deu outra: era a lista de um vídeo do “youtube”. A questão é que há muitos equívocos na “lista” da peça exposta lá no youtube. A lista trazia, entre outros exemplos de pleonasmo:

- Multidão de pessoa;
- Prefeitura municipal;
- Comparecer pessoalmente;
- Goteira no telhado.

Basta ir a um dicionário, por exemplo ao Houaiss, que veremos que multidão é “grande quantidade de seres (pessoas, animais ou coisas) ... qualquer volume considerável de coisas”. Ou seja, o exemplo que ele dá de pleonasmo “multidão de pessoas” não é necessariamente pleonasmo. E diz que é impossível “multidão de vacas”. Não o é, como vemos no Houaiss.
Prefeitura se diz que é sempre municipal. E afirma estrondosamente: “no Brasil toda prefeitura é do município”. Engano! Existe “Prefeitura Universitária”. Uma placa dessa, que no vídeo se diz absurda, é fundamental em uma cidade com universidade.
Outra: comparecer pessoalmente. Diz não ser possível não ser outra coisa a não ser “comparecer pessoalmente”, e diz ironicamente que “ainda não aprendi a comparecer por e-mail”. Ora, se analisarmos bem, veremos que, ao emitirmos uma procuração, a presença do procurador é a sua própria presença, ou seja, podemos comparecer via procurador, daí vem a necessidade de diferenciar e usar “comparecer pessoalmente” para dizer que não se aceita o ato por procuração.
Mais um apenas para não alongar muito. Goteira no telhado. Engana-se quem acha que só há goteira no telhado. Talvez a pessoa só conheça um tipo de casa, viva fora da realidade do Brasil. O dicionário Houaiss explica melhor: Goteira “buraco ou falha no material de cobertura de uma casa”. (grifo nosso). Na música “Desculpa, mãe”, do grupo de RAP Facção Central o autor diz: “Quando chorava vendo a panela sem almoço Vendo a lage cheia de goteira”. O mesmo diz outro RAP: “A panela vazia cheia de goteira na laje” (Sem Olhos Pra Periferia, Rima Criminosa) (grifo nosso). Ou seja, há vários tipos de goteira.
É o velho preconceito lingüístico! E o pior de tudo usado para se ganhar dinheiro e de uma foram distorcida, pois quer corrigir as pessoas, mas não tem conhecimento suficiente para isso. Aliás, como qualquer ato preconceituoso, só pode ser fruto de ignorância, desconhecimento.

Um comentário:

  1. Muito interessante, Mauri. Eu estava justamente procurando por falsos pleonasmos no português (porque no inglês eu já sabia que existiam), e alguns desses vi numa dessas listas de pleonasmos pela internet e abracei. Mas esse do comparecer pessoalmente fiquei coçando a cabeça mesmo. Enfim, belo post, bem informativo. Valeu (:

    ResponderExcluir